sábado, 22 de novembro de 2008

Os sons e MPB

1. Os Sons e a Música

O som é a matéria prima da música. É uma mistura harmoniosa e agradável de sons, a combinação criativa de melodia, harmonia e ritmo.

Vivemos cercados de sons ao nosso redor. Sons produzidos pela natureza e pelo homem.

Os sons são produzidos por vibrações. Essas vibrações se deslocam no ar em formas de ondas sonoras que são captadas pela audição. Se pudéssemos ver o ar, o movimento das ondas sonoras seria semelhante às pequenas ondas que se formam em um lago quando jogamos uma pedra na água.

Quando os sons são combinados a partir de batidas constantes, origina-se a música.

A música pode ser comparada a uma linguagem universal com muitos dialetos variam de cultura para cultura, envolvendo a maneira de cantar, de organizar os sons e de definir as notas básicas, pausas e modos de tocar um instrumento.

Arte estreitamente vinculada as emoções e ao mundo pré-verbal, a música tem uma linguagem privilegiada através da qual os seres humanos comunicam imediatamente emoções, sensações, imagens mentais, lembranças e sentimentos, entre si. A música é capaz de sensibilizar e encantar ouvintes de diferentes povos, culturas e épocas.

Tal como a conhecemos, a música nasceu das incontáveis experiências sonoras de pessoas anônimas espalhada pelo mundo e todas as músicas existentes no mundo foram criadas a partir de apenas sete notas musicais; Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si, uma combinação de sons que produzem melodias.

2. Instrumentos musicais

Para cada ritmo de música existem instrumentos apropriados, e cada instrumento está classificado em um conjunto de acordo com suas funções. Veja-mos

· O violão, a guitarra, o violino, a viola e o violoncelo, entre outros, são instrumentos de cordas. Ao tocá-los, vibramos suas cordas; essa vibração produz perturbação no ar sob forma de ondas sonoras que chegam aos nossos ouvidos.

· O saxofone, a flauta, a clarineta, a tuba, o trompete e a gaita são instrumentos de sopro. A altura das notas é controlada conforme deslocamos os nossos dedos pelas aberturas, ou válvulas, que regulam a passagem d ar pelo instrumento, propagam-se pelo ar e atingem os nossos ouvidos.

· O pandeiro, o atabaque, o prato, a bateria, o bumbo, o tambor e o piano são instrumentos de percussão. O som resultante das batidas do percussionista na pele ou cordas do instrumento passa para a cavidade interna, onde ressoa e se amplifica, para, depois, propagar-se pelo ar.

3. Importância da música

A música altera nosso estado de espírito. O corpo reage às vibrações dos sons, são despertadas emoções que interferem no funcionamento de nosso organismo. Existem teorias que comprovam as reações de células e órgãos através destas emoções que são flagradas.

A música pode alterar e liberar partes reprimidas inscritas em nosso corpo. O ser traz consigo as marcas de sua história, em forma de movimento, aprendemos padrões de movimento que nos ditaram o que fazer ou deixar de fazer.

Tão antiga quanto o homem, a música primitiva era usada por exteriorização da alegria, prazer, amor, dor, religiosidade e os anseios da alma. Darwin declarou que a fala humana não antecedeu a música, ma derivou dela.

4. Ritmos da Música

Ao longo da historia a música esteve presente e influente nas sociedades, variando de cultura para cultura, assim intensificou vários ritmos:

Axé: Ritmos de origem baiana (Bahia)

Baião: Derivou-se do batuque. Música e dança popular nordestina.

Balada: A expressão nasceu do italiano ballare, usavam o gênero para cantar e dançar acompanhados de instrumentos.

Batuque: Dança de origem africana praticada pelos negros brasileiros. Em ritmo , é acompanhada por instrumentos de percussão. Da forma original surgiram vários ritmos e danças, como o samba, o coco, o baião e o carimbo.

Bolero: Dança espanhola de ritmo ternário, originalmente executada por guitanos e castanholas.

Bossa Nova: Ritmo de origem brasileira.

Capoeira: Ritmo originado da África, trazido pelos escravos para o Brasil, com raízes na Bahia.

Embolada: Gênero folclórico do nordeste brasileiro, de ritmo binário e andamento rápido. Emprega onomatopéias e alterações.

Forró: Ritmo Nordestino

Pagode: Ritmo brasileiro, originário do Samba partido alto.

Reggae: Ritmo Jamaicano (Jamaica)

Rock: Música popular de origem norte-americana.

Romance: Composição de forma livre, utilizada para canto, instrumento ou orquestra, com sentido poético.

Samba: Dança popular brasileira derivada do batuque africano. De compasso binário e sincopado é o ritmo brasileiro mais comum e característico. Surgiu no Rio de Janeiro, na segunda década do século XX, como gênero carnavalesco e decorrente do aproveitamento por parte dos compositores populares.

5. História da MPB

Um dos gêneros que marcou época no Brasil, foi a MPB (Música Popular Brasileira), apreciado principalmente pelas classes médias urbanas do Brasil.

A MPB surgiu exatamente em um momento de declínio da bossa nova, gênero renovador na música brasileira surgido na segunda metade da década de 1950.

Com a segunda geração da Bossa Nova, a MPB passou abranger outras misturas de ritmos como a do Rock e o Samba, dando origem a um estilo desconhecido como Samba-Rock, a da música Pop e do samba. Nesse contexto, foram descobertos novos talentos, tanto da época, como atual, podemos destacar nessa época, como atual, nomes de músicas, em diferentes classificações desde a época até hoje.

Os Primeiros Astros

Ernesto Nazareth, Mario Pinheiro e Eduardo das Neves.

Os Programas de Rádio

Orlando Silva, Francisco Alves, Vicente Celestino, Mário Reis, e o famoso Rei do Baião Luiz Gonzaga.

Os Boêmios

Noel Rosa, Moreira da Silva e o Rei do Rádio Nelson Gonçalves.

A Bossa Nova

Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Agostinho dos Santos e Roberto Menescal.

Os Grandes Festivais

Edu Lobo, Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Gal Costa, Elis Regina, Paulinho da Viloa e outros.

Os Baianos

Gal Costa, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Tom Zé e outros. (Moraes Moreira, Daniela Mercury e Carlinhos Brown)

O Clube da Esquina

Milton nascimento, Lô, Marcio Borges, Fernando Brant, Beto Guedes e Outros.

Não estaria completo nosso trabalho sem indicar as cantoras e interpretes - compositores mais significativos. Foram as suas vozes que fizeram conhecido o trabalho dos grandes compositores da MPB e que fez a história da música.

As Cantoras

Desde Carmem Miranda – A Primeira Mulher que estourou como intérprete no cenário musical dos anos 30 – as mulheres tiveram papel importante na MPB.

Destacaram-se Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethania, Joana e Simone.

Os Intérpretes – Compositores

Temos o Fagner, Djavan, Ivan Lins, Guilherme Arantes, Gonzaguinha, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Toquinho, Chico Buarque e Gilberto Gil.